Um ano de muitas conquistas

08/12/2005 by arcabrasil | Filed under Ações ARCA.

Outro ano chega ao fim, e a ARCA Brasil se orgulha de, mais uma vez, ter desempenhado papel de destaque na luta pela causa dos animais em nosso país. Sabemos que ainda há muito por fazer – a sociedade brasileira precisa se esforçar um bocado para erradicar problemas gravíssimos, como o abandono de cães e gatos, a utilização de animais em espetáculos cruéis, o tráfico de silvestres e o manejo desumano de animais de produção, entre outras tantas mazelas. Confira algumas ações desenvolvidas em 2006:

* Com sua forte vocação para o trabalho de comunicação, a ARCA contribuiu de forma significativa para a conscientização da sociedade e para a realização de campanhas importantíssimas, como a do combate aos rodeios, a pressão por justiça nos casos de crimes contra animais (o caso que mais sensibilizou a população foi o da cadela Preta, assassinada de forma brutal por estudantes da cidade de Pelotas, RS) e a do Galogate (lamentável episódio, em que o publicitário Duda Mendonça, assessor do presidente da República, foi preso numa rinha de galos). Também foi freqüentemente solicitada por diversos veículos de comunicação – Caras, Veja São Paulo, Diário de São Paulo, Folha, Estadão, revista Clínica Veterinária, revista Pet, TV Record, TV Globo, RedeTV, entre muitos outros. Essas oportunidades foram sempre muito bem aproveitadas para preconizar o respeito à vida animal.

*O informativo on-line “Notícias da Arca”, enviado a cerca de 20.000 nomes, com atualidades, serviços, enquetes e petições, juntamente com o site da entidade, se consolidaram como um dos principais veículos de comunicação a serviço dos animais no país.

* Ainda no capítulo comunicação, lançamos um inédito folder de Posse Responsável, que apresenta, de forma sucinta e acessível, todas as informações de que o proprietário de um cão ou gato necessita para estabelecer uma saudável interação com seu animal de companhia.

* No âmbito internacional, a ARCA Brasil representou o país no evento Animal Care Expo, realizado em abril em Atlanta (EUA). Aproveitando a repercussão no exterior do lamentável episódio de Duda Mendonça, a ARCA, em parceria com a Humane Society International, ajudou a elaborar um projeto mundial de combate às rinhas. Nascia assim a campanha Stop Animal Fighting, lançada oficialmente no Brasil em 4 de outubro, Dia dos Animais.

* Também em 2005, a ARCA Brasil fortaleceu a parceria com a classe veterinária – um dos mais relevantes pilares da Campanha Nacional pela Posse Responsável. Assim, em parceria com a ANCLIVEPA-SP, realizamos o 2º Seminário Veterinário Solidário, em que estudantes e profissionais discutiram e reciclaram conhecimentos sobre diversas questões que afetam o bem-estar dos animais de nosso país. Foram quase 12 horas de riquíssimas trocas de informações, abrangendo aspectos éticos, técnicos, humanitários e mercadológicos.

* Na seqüência do Seminário, a ARCA Brasil marcou presença na 5ª edição da Pet South America, a maior feira do mercado pet da América Latina. Única representante da proteção animal num evento dessa natureza, a ARCA levou aos empresários do setor uma mensagem de responsabilidade social – não por acaso, no convite do evento, o logotipo da ARCA Brasil aparecia na altura do coração do cachorrinho que ilustrava o material.

* E foi durante a Pet South America que duas grandes estrelas, sensibilizadas com a triste realidade dos animais, fizeram questão de manifestar seu apoio à causa defendida pela ARCA Brasil: no último dia do evento, a atriz Bruna Lombardi e a modelo Fernanda Tavares literalmente vestiram a camisa da entidade e espalharam simpatia e carinho em nosso stand.

* O selo Empresa Amiga dos Animais®, que identifica empresas, produtos e prestadores de serviço que colaboram para promover a causa animal, conquistou novos parceiros e garantiu importantes recursos para a continuidade dos trabalhos da entidade.

* No penúltimo mês do ano, a ARCA Brasil participou de um importante encontro promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em que técnicos e especialistas em saúde de diversos países da América Latina debateram sobre o tema Leishmaniose. Única entidade de proteção animal oficialmente convidada para o evento, a ARCA levou a mensagem “O papel das ONGs no controle da Leichmaniose Visceral”. Na ocasião, defendeu o direito ao tratamento do animal infectado e a adoção de políticas eficazes e humanitárias no combate à doença, em substituição ao cruel e ineficiente método de captura e extermínio. Mais uma vez, a ARCA aliou conhecimento técnico e sensibilidade: esta é a tática na qual apostamos para mudar a realidade dos seres a que nos propomos defender!

Esperamos realizar muito mais em 2006! Mas, para isso, contamos com você, colaborador, voluntário, sócio-contribuinte, médico veterinário, protetor de animais, voluntários. Juntos, podemos construir um mundo melhor, mais equilibrado, mais harmonioso, e justo para todas as criaturas. Feliz Ano Novo!


Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*