Japão ignora proibição de caça a baleias

06/02/2008 by arcabrasil | Filed under Vida Marinha.

A Comissão Européia (CE) chegou à conclusão de que as imagens reveladas recentemente pela Austrália demonstram que o Japão desobedece a proibição internacional de caça a baleias e pediu uma “firme” postura da União Européia (UE) contra a caça com fins científicos.

“As imagens mostram como alguns países continuam desobedecendo à proibição internacional de caça a baleias sob a fantasia de pesquisa científica”, declarou a CE em comunicado. O Governo australiano revelou fotos que mostram uma baleia minke e sua cria mortas enquanto são arrastadas pela rampa de um baleeiro japonês.

“As baleias estão protegidas pela Comissão Baleeira Internacional e pela legislação da União Européia. A pesquisa científica não deve ser usada para encobrir a caça contínua”, declarou o comissário de Pesca e Política Marítima, Joe Borg. O Japão anunciou em novembro um plano para caçar 50 baleias jubartes, além de 850 baleias minke e meia centena de baleias fin com pretextos científicos, mas sua campanha esteve cercada este ano de uma controvérsia especial.

Em dezembro, o Governo de Tóquio anunciou a suspensão da captura de baleias jubartes, que ia realizar neste ano pela primeira vez desde a moratória imposta em 1963 e que tinha criado uma grande controvérsia internacional. A CE afirmou hoje que a baleia jubarte e a fin estão classificadas como espécies “vulneráveis” e “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN)

Adaptado da EFE


Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*