ARCA na mídia

02/12/2008 by arcabrasil | Filed under Ações ARCA.

Divulgar a causa animal nos meios de comunicação é uma opção para combater a falta de consciência da sociedade

Nesses últimos 12 meses o trabalho da ARCA em defesa dos animais foi notícia em diversos jornais, revistas, sites e rádios. A comunicação é uma das nossas prioridades, pois além de mostrar a nossa atuação, é uma maneira de combatermos um dos maiores responsáveis pelo sofrimento e maus-tratos dos bichos: a falta de informação!

A variedade nos temas – medicina veterinária, saúde pública, proteção, bem-estar e a relação homem-animal – comprova como a consistência e o trabalho de 15 anos da ARCA foram decisivos para gerar a chamada mídia espontânea. Aproveitamos essa época do ano para recordarmos alguns desses momentos:

Leishmaniose
Há 10 anos a ARCA discute com os setores competentes os caminhos para frear o avanço da Leishmaniose Visceral Canina no país. Em 2008 centramos a nossa atenção na polêmica portaria que impede o tratamento dos animais infectados, um dos temas do 3º Seminário ARCA Brasil – Veterinários Solidários. O assunto repercutiu em diversos veículos, com mais de 30 inserções na mídia, entre jornais, internet, rádio e televisão.

Com o título “Cães ameaçados”, o Correio Braziliense dedicou a capa do caderno Brasil ao assunto. O programa Revista CBN também trouxe a pauta sobre (LV) e convidou Marco Ciampi, presidente da ARCA Brasil e a coordenadora de doenças transmitidas por vetores e antropozoonozes do Ministério da Saúde, Ana Elcouri, para debaterem a questão (ouça o programa completo).

O tema também ganhou espaço na televisão e no programa Bom dia Mulher, da RedeTV. A portaria que sentencia a morte para cães e gatos infectados ocupou 14’ da programação.

Outros temas
“O tráfico de animais silvestres” foi o título que Marco Ciampi, presidente da ARCA Brasil, escolheu para seu artigo no Jornal da Tarde. Ele deixou clara a posição da entidade dentro dessa situação tão grave em nosso país e que nos últimos meses tem chamado atenção pelo debate dos “Guardiões da Fauna” e pelo grande número de apreensões.

No mês de outubro a ARCA foi procurada duas vezes pela Revista da Folha. No dia 12 a reportagem “Cão sem dono” contou a história de Pretinha, uma SRD deixada na Marginal Pinheiros, ilustrando a triste situação do abandono em São Paulo. Na matéria “Animal não vota”, do dia 26, a ARCA formulou perguntas para os candidatos à prefeitura de São Paulo, Gilberto Kassab e Marta Suplicy.

No G1 – portal Globo.com fomos fontes em dois momentos: “Dicas de primeiros socorros para cães e gatos” e “Crime de maus tratos contra animais tem pena branda”, na qual desempenhamos o importante papel de oferecer uma prestação de serviços com credibilidade e conteúdo: conscientizar quem tem um animal de estimação e cobrar das autoridades uma atitude mais firme contra os maltratados.

A colunista Cheila de Paula do jornal O Fluminense destacou a relação entre a ARCA Brasil e a Jonny Size, marca do cantor Falcão – vocalista do grupo O Rappa. A grife é a primeira empresa ligada à moda a receber o selo Empresa Amiga dos Animais®. A parceria inédita já começou cheia de expectativas e projetos.

Um aspecto de extrema importância para que o nosso trabalho ganhe visibilidade e seja respeitado é a colaboração de todos vocês. Ao se cadastrar ou indicar o nosso newsletter você também exerce o poder da comunicação (seja feita por um grande veículo ou por uma ONG). Hoje o Notícias da ARCA é enviado mensalmente a mais de 34 mil e-mails.

Em nome dos animais Muito Obrigado!


Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*