Retrospectiva 2011 – Comunicação é o destaque

20/12/2011 by arcabrasil | Filed under Ações ARCA, Cão e Gato, Justiça e Legislação, No entretenimento, Vida Marinha, Vida Silvestre.

Relembre os fatos que marcaram o ano na proteção animal e veja as ações da ARCA Brasil que se destacaram em 2011

Por Bruno Schuveizer

A cada ano, a proteção e a defesa dos animais tem papel mais relevante na sociedade. Da mesma forma, é cada vez maior o interesse dos indivíduos e o espaço que o tema vem conquistando nos veículos de comunicação.
É justamente aí, no potencial de conscientização dos artigos e matérias na grande mídia, internet e nas redes sociais que a ARCA Brasil tem desempenhado um de seus mais relevantes papéis.

Com sua experiência, a organização se consolida como fonte segura para a imprensa sobre aspectos como o dos direitos dos animais, o controle e a prevenção das crias, a redução no abandono de cães e gatos, o uso de animais para diversão humana e até mesmo as omissões no transporte dos bichos, entre muitos outros temas.

Episódios como o safári de onças no Pantanal (MS), a morte do bezerro no rodeio de Barretos (SP) e as imprudências cometidas pela cia. aérea Gol marcaram 2011, ano que reservou para suas últimas semanas casos chocantes, como o do cão arrastado em Piracicaba (SP), o vira lata enterrado vivo em Novo Horizonte (SP) e, mais recentemente, o yorkshire brutalmente espancado até a morte em Goiás.

As fortes imagens desses acontecimentos, cobertos aqui no Notícias da ARCA e nos grandes veículos de comunicação, foram rapidamente replicados nas redes sociais graças a um articulado ‘ativismo eletrônico’, elevando a mensagem de proteção aos animais a um patamar nunca visto e unindo pessoas das mais longínquas cidades do Brasil e do mundo.

Por todos esses motivos, ‘comunicação’ é o primeiro tema dessa retrospectiva do ano de 2011.

Nota: Esta edição de dezembro, enviado a cerca de 60 mil e-mails cadastrados, encerra um ciclo de nove anos do Notícias da ARCA, primeiro informativo eletrônico mensal em sua área do país, que a partir de janeiro ganha nova periodicidade e novo visual. Aguardem!

O poder da comunicação

Um animal é arrastado, enterrado vivo ou espancado até a morte. Não importa em que lugar do país esses fatos ocorram, eles hoje se tornam notícia e mobilizam a sociedade em uma onda por justiça nunca vista. Tanta exposição faz parecer que os casos de crueldade aumentam, resultado do maior espaço que eles ganharam nas últimas semanas.

Nesse ano, a ONG ingressou de vez nas redes sociais como o Facebook, cada vez mais utilizadas para organizar e mobilizar interesses, como foi o caso da passeata no mês de novembro, que levou mais de 300 pessoas à av. Paulista por mudanças nas leis e justiça nos crimes contra os animais.

A equipe da ARCA investe muita energia e tempo em seus canais de comunicação, e o objetivo é ampliar, levar os conteúdos da proteção animal para novos setores da sociedade. O newsletter, Notícias da ARCA já ultrapassou 50 mil envios mensais, nosso site, com 150 mil acessos/mês, é constantemente atualizado, além das centenas de e-mails e telefonemas que a entidade recebe diariamente.

Tanta dedicação faz com que a ONG seja sempre procurada pela mídia em geral.
Entre os destaques deste ano está o artigo Humanizar o tratamento no caderno Aliás, o mais lido do jornal O Estado de S. Paulo, em que Marco Ciampi, presidente da ARCA, pede justiça para os crimes contra os animais. Matérias no portal G1, entrevistas nas rádios Jovem Pan,CBNRede Novo TempoRadio Estadão /ESPN sobre o abandono no fim de ano, além de reportagem sobre as falhas nos procedimentos utilizados pelas companhias aéreas no transporte os animais de estimação no programa Domingo Espetacular da Rede Record.

E ainda, no apagar das luzes do ano, duas matérias sobre o aumento do abandono no final de ano, uma no Jornal da Record News, de Heródoto Barbeiro, e outra na TV Cultura.

Justiça pelos animais
Por mais que se aspire aprimorar nossa legislação, abrir mão dos direitos conquistados seria um erro imperdoável. Com isso em mente, a ARCA organizou e deu destaque a movimentações em defesa dos animais, como no caso das cenas gravadas com o objetivo de divulgar no exterior safáris de onças no Pantanal Matogrossense, “documentário” entregue em maio deste ano a Policia Federal e à Rede Globo, que indignou a equipe da ARCA Brasil; ou revelando a saga do Padre que articulou uma inédita audiência pública na pequena cidade mineira de Caldas (MG) sobre os problemas dos cães abandonados; ou oficiando o Ministério Público em episódios lamentáveis como o do cãozinho yorkshire, espancado cruelmente em Formosa (GO).

Ainda que o caminho a ser percorrido seja longo, importantes passos estão sendo dados a cada ano, perseverando para que os animais sejam levados a sério, inclusive judicialmente.

Safári de onças no Pantanal

*Beatriz já foi interrogada e indiciada, falta apenas um laudo para ser investigado.Um novo prazo foi pedido ao MP de Mato Grosso do Sul, a expectativa é que no final de janeiro Beatriz e todos os envolvidos no caso sejam processados.
Continuaremos acompanhando e informando nossos leitores sobre o processo.

Gol contra

A série de episódios lamentáveis fez de 2011 o ano dos acidentes no transporte aéreo de animais. A companhia GOL demonstrou grande despreparo, em três casos que chamaram a atenção de todo o país.

O primeiro deles foi o do cãozinho Pimpoo, que fugiu no aeroporto de Porto Alegre, antes do embarque pela Gollog, serviço prestado pela GOL. Felizmente a aposentada Nair Flores reencontrou seu amigo 15 dias depois, vagando pelo aeroporto.

No dia 25 de abril, o físico Maicon Faria voltava de Palmas (TO) para Campinas (SP) acompanhado de seu gato Esquilo, quando, durante uma escala em Brasília, viu da sala de embarque o bichano andando na pista. Não sabia que esta seria a última vez que veria seu amigo.

No dia 10 de setembro, o cãozinho Santiago, da raça pug, morreu por parada cardiorrespiratória após ficar cerca de 10 horas dentro de uma caixa de transporte.
Esses acontecimentos motivaram uma grande reportagem no programa Domingo Espetacular, da Rede Record, onde Marco Ciampi, presidente da ONG, falou sobre as deficiências que o país enfrenta no setor.

Abandono

Um levantamento feito pela ARCA Brasil causou grande impacto ao apontar aumento de 70% nos e-mails com notificações de animais em abandono nesta época do ano. Esse aumento impressionante chamou a atenção da grande mídia e exigiu ênfase nas medidas preventivas.

Essencial para reduzir o abandono de cães e gatos, a identificação de cães e gatos – seja por uma singela plaqueta com telefone do proprietário ou pelo método mais garantido, o microchip – e o registro no órgão central são a única maneira de exercer o efetivo “controle animal” de uma determinada cidade ou região. Essa será uma das bandeiras que a ARCA conduzirá em 2012.

Adoção
No dia 22 de outubro aconteceu o Ação Animal evento organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo, com atividades e serviços para promover a guarda responsável e, em especial, a adoção de cães e gatos do maior abrigo público do país. O evento atraiu mais de 1.700 pessoas, um público recorde e contou com um apoio da ARCA Brasil com o programa Veterinário Solidário.

Animais e entretenimento

A história da ONG é diretamente ligada a esse tema. Graças à grande batalha para devolver o golfinho Flipper ao mar em 1993, surgiu a Amigos do Golfinho Flipper, posteriormente rebatizada de ARCA Brasil.

Em 2011 houveram episódios dramáticos, como o do bezerro morto no segundo dia de provas do rodeio de Barretos (SP) e o leão Yuri, que perdeu, progressivamente, sua liberdade, seu bem estar, sua saúde e sua companheira, e, no começo de junho, recebeu uma injeção letal. Era o fim de uma existência que, em nenhum momento, esteve à altura da realeza do chamado ‘Rei dos Animais’.

Saúde e bem-estar

Para ajudar a zelar pela saúde e pelo bem-estar dos melhores amigos, a ARCA mostrou algumas atitudes essenciais, como a importância dos exames pré-cirúrgicos, além de esclarecer a polêmica criada pela novela Insensato Coração da Rede Globo, onde uma personagem grávida rejeitou a presença de um gato alegando perigo de contaminação por toxoplasmose.

Mostramos também a importância de cuidar da higiene bucal do cão e do gato e de manter nossos amigos felinos dentro de casa.

Solidariedade pelos bichos

A tragédia causada pelas fortes chuvas na região serrana do RJ ficou marcada na memória dos brasileiros. Vidas e famílias inteiras foram destruídas, onde o drama dos bichos também ganhou destaque.

Por meio de seu Fundo de Emergência, a ARCA Brasil reuniu esforços e ajudou, com ração e medicamentos os animais afetados na tragédia.

Novidade
Outra grande novidade desse ano foi o relançamento da Loja Virtual. No dia 23 de novembro, a loja entrou no ar com muitas novidades e promoções. O sucesso se comprovou em menos de 24hs com mais de 5 mil acessos!


Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*