Governo recebe pleito para pôr fim aos testes em animais para cosméticos no Brasil

01/10/2013 by arcabrasil | Filed under Na ciência.

Relatório da Campanha Liberte-se da Crueldade é entregue ao Ministério da Ciência e Tecnologia

SÃO PAULO (30 de Setembro de 2013) – O grupo de Proteção Animal Humane Society International (HSI), parceira da ARCA Brasil, enviou um relatório ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) pedindo a proibição no território nacional dos testes em animais para cosméticos. O CONCEA, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, irá debater o relatório na sua reunião plenária nos dias 23 e 24 de Outubro. A organização HSI está pedindo ao CONCEA para que tome medidas para pôr fim aos experimentos que causam sofrimento aos animais.

Helder Constantino, Gerente da Campanha da HSI Liberte-se da Crueldade, relata: “Nós esperamos que os membros do CONCEA analisem cuidadosamente o teor moral e científico do nosso pleito para uma proibição. A maioria dos brasileiros se opõe a estes testes ultrapassados e já está na hora do Brasil confinar estes testes aos livros de Historia.

Simone Lima, Diretora Geral da ProAnima, diz: “Quando as pessoas descobrem como são realizados os cosméticos são testados em animais e sobre as alternativas existentes, nos  perguntam : por que isso ainda não mudou no Brasil? Esperamos  que o CONCEA considere o pleito da sociedade civil organizada e tome a decisão de abolir essa forma cruel e absolutamente desnecessária de uso de animais

Os testes em animais são antiéticos porque causam dor aos animais para o consumo de produtos não essenciais. O relatório também fornece evidências que mostram que empresas de cosméticos não precisam testar seus produtos ou ingredientes em animais para inovar. Na realidade, um número crescente de países – os 28 Estados-Membros da União Europeia, assim como Israel e Índia – já baniram os testes em animais para cosméticos. Empresas livres de crueldade associam os testes sem animais que já disponíveis e que são mais previsíveis do que os testes que fazem uso de animais, com ingredientes existentes que têm uma longa história de uso em cosméticos.

No Brasil, coelhos, porcos da índia, ratos e camundongos, passam por sofrimento incalculável em nome da indústria da beleza. Veja aqui como são feitos os diferentes tipos de testes em cada animal.

“Dentre as diversas conquistas que o Brasil almeja na proteção animal, a questão dos testes pela indústria dos cosméticos é, talvez, a mais próxima de se tornar realidade. A sociedade brasileira já demonstrou, em diversas ocasiões, que não tolera crueldade contra os animais. Resta agora que as instâncias técnicas, como o CONCEA e, principalmente, as empresas estejam à altura dessa demanda”, conclui Marco Ciampi, presidente da ARCA Brasil.

Liberte-se da Crueldade Brasil faz parte da maior campanha mundial para acabar com os testes em animais para cosméticos. No Brasil, os grupos de defesa dos animais ARCA Brasil, ProAnima e o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal são parceiros da Liberte-se da Crueldade. A nível global, HSI juntamente com seus parceiros de campanha estão liderando os esforços para pôr fim a crueldade dos cosméticos na Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Rússia e outros países.

Saiba mais


Tags: ,

25 Responses to “Governo recebe pleito para pôr fim aos testes em animais para cosméticos no Brasil”

  1. catarina disse:

    “Sempre vou defender os animais da crueldade humana…”

  2. maristela dos santos disse:

    É intoleravel, em uma sociedade que se diz evoluida admitir que qualquer ser seja usado como objeto, para qualquer que for o fim. Basta de crueldade, manipulações anti eticas onde so se visa lucro, não existe motivo algum para tais praticas. Graças a Deus que existem entidades que lutam por aqueles que não podem se defender da barbàrie humana

  3. MARCO EGLER disse:

    É um total e infame absurdo que ainda hoje se torture animais para fazer testes de cosméticos. As empresas que permanecerem com esta prática deverão ter o repudio total dos consumidores.

  4. Quanta crueldade o ser humano é capaz de praticar. Deveriam divulgar bastante os nomes dessas empresas.

  5. Julia Luna disse:

    Esta aumentando o numero de pessoas que começam a ter consciência do que está errado, que caminho escuro traçamos até agora. Repleto de egoísmo, sofrimento, desrespeito… Acredito que o progresso deve ser algo inteiro, o planeta é só um. É chegada a hora de reconhecermos os animais como nossos irmãos menores e termos para eles olhar de respeito, agradecimento e fraternidade. Coexistimos neste planeta, devemos respeitar todas as formas de vida que aqui estão presentes. O verdadeiro progresso não trás benefícios apenas para uma das partes, tras para todas. Não é obtido com sofrimento do outro.

  6. MÔNICA CELESTINO disse:

    Já existem outros métodos para fazer os testes sem necessidade de faze-los com animais.
    Não concordo com esta prática e sempre que souber que o produto é testado com animais, não compro !! E assim que as pessoas devem agir.

  7. Eu penso que realmente deve haver uma lei que obrigue as empresas a colocar no rótulo de seus produtos que eles são (ou não) testados em animais.Quando sei que é testado em animais não compro.

  8. Solange Marçal Wagner disse:

    É inaceitável que ainda os humanos se assim podemos chamá-los ainda utilizem tais meios.

  9. Eletieri Betat Roos disse:

    É mesmo um absurdo esse e quaisquer outros tipos de maus tratos aos animais. Eu também não compro produtos de marcas que fazem testes em animais. No site: http://www.pea.org.br/ podemos encontrar as listas atualizadas das marcas que fazem e que não fazem testes em animais. Confiram.

  10. Gal Guerra disse:

    Tenho a lista das empresas que testam em animais, não compro nada dessas empresas.Todos deveriam fazer isso. É muita crueldade!

  11. Maria Dapaz Araujo de Souza disse:

    Não compro produto testado com animais desprezo todo tipo de crueldade.

  12. helena m. malacrida disse:

    temos que boicotar todo produto que faz testes com animais . Isso não e compativel com uma sociedade evoluida e civilizada.temos que evoluir e não retroceder ao passado , esses testes são desnecessário e desumanos , nos não aceitamos mais isso.. cuega de sofrimento para os inocentes indefesos animais.

  13. Alejandra disse:

    PARABÉNS ARCA!!!!!!!!!!!!! Estou totalmente com vocês!!!

  14. SUELI COSSI disse:

    odeio mal tratos em bicho tem que para com isso ok

  15. Maria de Fátima Dionisio de Sousa disse:

    É fácil ser cruel com quem não pode se defender, não é mesmo?
    O homem é realmente um ser covarde….
    Fim aos testes e maus tratos aos animais!
    Devemos exigir isso boicotando os produtos testados em animais e aqueles que utilizam algum produto de origem animal.

  16. Carmen Rosano Silva disse:

    é uma monstruosidade do que se diz ser humano.

  17. maria goreti porto de castro disse:

    Só num pais do terceiro mundo que acontece essas barbaridade, é muita crueldade eu não consigo imaginar com tem pessoas tão ruins assim, pq não fazem o teste nelas mesmo, vamos boicotar esses produtos e não comprar, os animais são criaturas de Deus, eles sentem fome, sede, frio ect, como nós chamados de seres humanos, será que somos mesmo?

  18. Maria de Fátima Dionisio de Sousa disse:

    Fim aos testes e maus tratos aos animais!
    Devemos exigir isso boicotando os produtos testados em animais e aqueles que utilizam algum produto de origem animal.

  19. simone felipe disse:

    Eu também acho uma crueldade,fazer experiencias com animais, não compraria nenhum produto de beleza ,sao indefesos,,e inocentes, , Pelo Amor de Deus ,todos nós devemos ter conciência ; que isso é muito cruel e lutar para que isso acabe de vez.. fica difícil acreditar que são humanos , e que barbaridade tamanha…Deus proteja esses animaizinhos. Amem…

  20. Tania M. Barcellos Reis. disse:

    É muita crueldade o que fazem com os animais.

  21. MÔNICA CELESTINO disse:

    Não podemos e não temos direito de usar dessas práticas ! Se querem fazer teste, façam com os próprios humanos, solicitem voluntários para isso. Também com tanta tecnologia existente hoje não se faz mais necessário utilizar desses meios medievais ! O melhor atitude é que as pessoas se conscientizem e não comprem produtos testados desta forma.

  22. Jonas disse:

    Esses testes deveriam ser realizados em pedófilos, estupradores, assassinos e nos caras dos direitos humanos, já que defendem com tanto afinco os VAGABUNDOS… Quanto mais conheço os humanos, mais amo meus cachorros!!!

  23. Excelente post, muito bem escrito.

  24. Lilia disse:

    Não uso cosméticos testados em animais.

  25. Luisa Buckup disse:

    Além de existirem métodos alternativos que não ferem nem maltratam nossos peludos, a maioria dos médicos dizem que não tem sentido experiências em animais por serem incompatíveis com os seres humanos. A melhor saída seria o Brasil começar a testar com um método já realizado em países da Europa, como a Itália, onde são testados em máquinas, depois em tecidos humanos, depois em seres humanos, com acompanhamento especializado para não haver perigo contra nossa saúde. Está na hora de o Brasil acordar para outras coisas também, como o bem-estar de nossos animais. #ChangeBrazil. Impressionante eh que muitas pessoas estão do lado das crueldades e as defendem… ESTAMOS NO TÃO EVOLUÍDO SÉCULO 21, MAS CADE A EVOLUÇÃO NAS DEFESAS DOS ANIMAIS???! Isso tem que acabar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*