Conquistamos a maioridade

16/10/2014 by arcabrasil | Filed under Dicas/ Lazer.

Vamos refletir. Em um país com necessidades tão urgentes em tantos setores, firmar um trabalho sério e consistente na área da proteção e defesa dos bichos não é tarefa simples. São muitas as conquistas da ARCA Brasil. em favor dos animais e da sociedade ao longo de seus 21 anos de existência.

Família posa na foto com o gato castrado, vacinado e identificado. A imagem encerra tudo o que a ARCA Brasil buscou em seu trabalho pioneiro: o pet saudável, as pessoas satisfeitas e a interação harmônica entre homem-animal

As mudanças neste cenário foram profundas e as ações da ong – reconhecidas por profissionais de diferentes áreas – se destacam por sua solidez. Desde 1993, ano em que foi criada, a ARCA teve participação ativa na redução do sofrimento e na defesa dos direitos dos animais, ampliando a consciência da sociedade em prol de todas as formas de vida.

A partir de agora e até o final deste ano, você poderá conferir essa trajetória no Especial ARCA 21 anos. Acompanhe:

  • A Campanha “Prevenção É a Única Solução”, que aponta caminhos concretos para uma mudança imediata na atual política de combate à Leishmaniose, a mais grave zoonose do país, com o fim do extermínio dos cães – muitos deles mortos apenas pela suspeita da doença.
  • A parceria com a Humane Society International na campanha “Liberte-se da Crueldade”, somando forças no Brasil para eliminar os testes em animais pelas indústrias de cosméticos.
  • A Campanha Pelo FIM do Confinamento Intensivo, com destaque para a ação que levou o McDonald’s a anunciar que cobrará de seus fornecedores propostas para eliminar as cruéis celas de gestação.
  • Os projetos pioneiros de controle populacional de cães e gatos – hoje modelo para todo o país, a exemplo da cidade de São Paulo – e seu papel fundamental para a cultura da guarda responsável dos animais de estimação.
  • O Programa Veterinário Solidário, que estimula e dá subsídios a esses profissionais-chave para reduzir o sofrimento dos animais.
  • A defesa dos direitos dos animais (Animal Advocacy), uma mobilização para acompanhar crimes que tiveram repercussão nacional e assegurar que as leis que protegem os bichos sejam cumpridas.

Conheça nossa história

ARCA Brasil surgiu em 1993 e desde então fez o papel de “ponte” entre as ações embasadas de proteção animal e as raízes das carências. Com uma atuação pautada pelo conhecimento técnico, sem vínculo político-partidário nem qualquer outro compromisso senão a causa dos animais, a entidade se dedicou a formar os alicerces para a mudança. Tudo começou com a reabilitação e devolução do golfinho Flipper ao mar, em 1993, projeto que contou com o suporte da WSPA. Naquele momento, foi fundada a Associação de Amigos do Golfinho Flipper, que deu origem à ARCA Brasil.

Em seguida, a premência das crueldades cotidianas envolvendo cães e gatos redefiniram as prioridades da organização. Em 1996, lançou o seu Programa de Controle e Guarda responsável de cães e gatos, que viria a se tornar modelo para cidades de todo o país e um marco na luta pela diminuição do abandono e sofrimento desses animais. Para seu sucesso, o envolvimento dos profissionais foi fundamental.

Há pouco mais de 15 anos, ‘bem-estar animal’ era um termo utilizado somente no meio acadêmico, aplicado em processos e conceitos relacionados aos animais de produção. Em 1997, o I Congresso do Bem-Estar Animal pela ARCA Brasil trouxe à tona, pela primeira vez no Brasil, temas marginalizados ou pouco difundidos na época. Exemplo notável foi o workshop para professores e veterinários sobre a “técnica do gancho”, que permite realizar com segurança dezenas de castrações em um único dia, hoje ensinada em faculdades e praticada em centenas de clínicas pelo País. Em 1998 e em 2000, os II e III Congressos do Bem-Estar Animal, entre outros temas, discutiram de maneira pioneira as alternativas ao uso de animais para fins científicos e experimentais. A Campanha Ensino Sem Dor foi criada em 1999 e ganhou grande repercussão no ambiente acadêmico.

Em 2003, foi lançado o Selo Empresa Amiga dos Animais ®, primeiro e único selo de afinidades pelo bem-estar animal presente no mercado brasileiro. Para participar – e ter o selo estampado em sua linha de produtos –, os interessados são submetidos a um contrato no qual constam 12 compromissos, que vão desde cumprir a legislação vigente até exercer as diretrizes e políticas praticadas pela ARCA.

A ARCA Brasil também colocou em ação o seu Fundo de Emergência, criado em 2008, levando assistência veterinária, ração e divulgação na mídia para os dramas sofridos pelas famílias e pelos animais afetados com as chuvas de verão em Francisco Morato (SP), Região Serrana (RJ) e do Estado de Santa Catarina. Em diversos municípios de MG a ARCA atuou para o controle do surto de cinomose, doença altamente infecciosa que afeta os cães.

Em 2010, o Especial Superpopulação e Abandono, veiculado no informativo Notícias da ARCA, traçou um verdadeiro diagnóstico e mais uma vez revelou as raízes dessa problemática que atinge principalmente os grandes centros urbanos, propondo caminhos para a mudança.

“Olhar para trás é buscar fôlego e inspiração para seguir em frente”

Não deixe de acompanhar as próximas matérias do Especial ARCA 21 anos!


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*