O ano da nossa maioridade

31/12/2014 by arcabrasil | Filed under Ações ARCA, Cão e Gato, Especial Superpopulação e Abandono, Na ciência.

Em 2014, demos sequência a ações de longa data, incrementamos campanhas e sentimos o peso da maioridade. Saldo: fizemos muito pelos animais e terminamos o ano com a certeza de que temos muito mais a realizar.

Cada um dos 21 anos de existência da ARCA Brasil carrega a marca da luta diária pela construção de uma nova consciência, do compromisso com a transformação. E, embora a sociedade caminhe mais devagar do que gostaríamos, temos de reconhecer: nas últimas duas décadas, o respeito pelos animais tem avançado muito.

A contribuição da ARCA para esta mudança de cultura se deu por meio de congressos, treinamentos técnicos, campanhas e projetos pioneiros de controle populacional e guarda responsável, suprindo a falta de conhecimento em questões fundamentais para o bem-estar animal. Confira a seguir nossas principais realizações neste ano que chega ao fim.

McDonald’s anuncia compromisso com o fim das celas de gestação

Desde 2008, a ARCA Brasil luta pelo fim do confinamento intensivo dos animais criados para consumo humano. Em 2014, após intensa campanha iniciada dois anos antes, a rede McDonald’s anunciou o compromisso de acabar com as cruéis celas de gestação para porcas, presentes em sua cadeia produtiva, estendendo a ação também para a América Latina. Seus fornecedores deverão, até 2016, apresentar propostas e prazos para a eliminação total desse sistema de confinamento, adotando sistemas de criação em grupo.

A vitória histórica para o movimento foi comentada por Marco Ciampi, presidente da ARCA Brasil: “Esse compromisso ainda não elimina as celas e o prazo para a transição é longo. Mas é um passo importante, abre precedente para outras empresas adotarem políticas mais éticas na produção animal”, avaliou. Para ele, a pressão popular foi fundamental para convencer a empresa. “Vamos continuar monitorando para que o McDonald’s assuma compromissos cada vez mais progressistas e humanitários”, completou.

Um passo à frente na produção de cosméticos

O governo do Estado de São Paulo assinou, no começo de 2014, o Projeto de Lei que proíbe os testes em animais para cosméticos em todo o Estado. A ARCA Brasil reconhece a importância desse gesto, sobretudo porque São Paulo é o principal polo produtivo desse tipo de produto, abrigando cerca de 700 das 2.300 indústrias de cosméticos instaladas no País – mais do que qualquer outro estado brasileiro.

São Paulo não esperou pelo Brasil, mas é preciso que o avanço se consolide em todo o território nacional. Com esse objetivo, a ARCA Brasil manteve seu apoio à campanha “Liberte-se da Crueldade”, por meio de parceria iniciada em 2013 com a Humane Society International. O objetivo é abolir os testes em animais em todas as etapas de produção da indústria cosmética. A campanha chamou a atenção de políticos e obteve o apoio de famosos, como a modelo Fernanda Tavares, que participou de um vídeo voltado à conscientização.

Fortalecimento da Campanha contra a Leishmaniose

A Campanha “Prevenção é a Única Solução”, que visa o fim da matança cruel e desnecessária de cães soropositivos para Leishmaniose Visceral Canina, sofreu um duro golpe no começo do ano, com a perda de importantes patrocinadores. Sem o aporte financeiro, ficou mais difícil manter a intensidade da campanha, que marcou presença nos principais congressos sobre a doença, com material de Comunicação de alta qualidade e interlocução junto aos médicos veterinários e às autoridades sanitárias de todo o País.

Para solucionar esse problema inicial e continuar na luta, a ARCA Brasil recorreu ao  financiamento coletivo (crowdfunding), que já ajuda centenas de projetos pelo País.  Embora a captação ainda esteja aquém das necessidades de um trabalho tão vasto, ao menos foi possível dar continuidade à campanha. Para 2015, nossa meta é manter a estratégia, orientando a população e levando conteúdos e treinamentos aos veterinários e ativistas pelos animais que atuam nas regiões atingidas pela doença e fora delas.

Educação em prol do bem-estar animal

A frase já se tornou lugar-comum, mas é completamente verdadeira: qualquer avanço significativo da sociedade depende do progresso de sua Educação.

Neste sentido,

a ARCA Brasil celebrou uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no âmbito do Programa Escola da Famíli

Destinado a professores, orientadores e demais atores do PEF, o material reúne desde os preceitos básicos da guarda responsável dos pets até reflexões sobre o tráfico de silvestres e a crueldade contra animais. O PEF é o programa educacional mais abrangente da América Latina, atingindo cerca de 17 milhões de pessoas.a (PEF), e forneceu todo o conteúdo técnico para uma revista que focaliza a interação saudável entre pessoas e animais de companhia.

Animal Advocacy: luta por justiça

A ARCA Brasil sempre lutou para que os crimes contra animais não ficassem impunes. Dentro das possibilidades de sua estrutura enxuta, a ONG acompanha o desenrolar de fatos relacionados a abusos contra animais, cobra providências das autoridades, participa, divulga ou mesmo organiza abaixo-assinados e petições que alimentam o clamor por Justiça. Seu principal objetivo é não deixar que tais crimes caiam no esquecimento.

Em 2014, a ARCA Brasil acompanhou o julgamento da enfermeira Camilla Santos, filmada em 2011 enquanto surrava até a morte seu Yorkshire, diante da filha de dois anos.  A ARCA esteve em Formosa (GO) com os promotores que atuam no caso, um dos mais polêmicos até hoje. Camila foi condenada a um ano e 15 dias de prisão, pena convertida a 370 horas de prestação de trabalhos à comunidade e multa de quatro salários mínimos.

Outros casos de destaque também receberam atenção especial da entidade.

Comunicação ARCA Brasil

Em 2014, comemoramos a maioridade plena: faz 21 anos que a ARCA Brasil está na luta! Em clima de festa, publicamos, semana após semana, as matérias que integraram o nosso Especial ARCA 21 anos, com os principais feitos da entidade nos últimos seis anos. Foi também neste ano que ultrapassamos a marca de 100 mil curtidores na rede social Facebook.

O que esperamos para 2015? Avanços ainda mais significativos! Afinal, os animais têm pressa – eles não podem mais esperar para serem respeitados da forma que merecem. E o mundo precisa, urgentemente, ser um lugar melhor, mais humano e compassivo.

Janela para o mundo

Além da atuação nacional, a ARCA Brasil foi consultada, como multi-stakeholder global, no âmbito das Políticas de Salvaguardas do Banco Mundial, e junto à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), com relação às normas internacionais de bem-estar.

Em maio, durante a Animal Care Expo (Daytona/EUA), maior evento do mundo na área de cuidados, controle, resgate e outros serviços relacionados aos animais, a ARCA Brasil apresentou fundamentos de seu Programa Veterinário Solidário, como ‘Cirurgias em alto volume e custos reduzidos’, despertando vivo interesse dos participantes.


Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*