Crise brasileira é ameaça ao abandono animal

25/11/2016 by arcabrasil | Filed under Controle populacional de cães e gatos, Cão e Gato.

ESPECIAL – TODOS CONTRA O ABANDONO

Esta é a primeira de uma série de matérias dedicadas a um tema que não sai de pauta: o abandono de animais domésticos.

Infelizmente, é grande em todo o mundo  o número de tutores que decide abrir mão de seus pets quando se aproxima o período de férias. No Brasil, o ano de 2016 pode assistir a um agravamento no triste cenário do abandono de cães e gatos, à medida que a crise financeira e social se intensifica, com o aumento do desemprego e da instabilidade econômica.

Desde 2014 até este ano, a ARCA Brasil registra um aumento de 57% nas mensagens com teores como “onde posso entregar um animal?”, “vocês aceitam animais?” e similares, nos meses de julho, dezembro e janeiro. Da mesma forma, o acesso ao site da organização nas áreas sobre ‘doação’ e ‘abandono’ sofreram aumento de 55% nos últimos dois anos.

Em mais um esforço para reduzir esses danos, a ARCA Brasil lança o especial “Todos contra o abandono”, visando orientar seus leitores. A cada semana, a série trará matérias com orientações sobre levar o pet em viagens, além de soluções de hospedagem – desde modernas startups integradas a aplicativos de geolocalização até as chamadas pet sitters, que, de maneira autônoma, oferecem serviços de cuidados a domicílio. Focalizaremos, em especial, as redes informais de prestadores de serviços, que a cada ano se organizam melhor, uma esperança a mais no  enfrentamento do problema.

Acima de tudo, a ARCA Brasil pretende reforçar uma de suas bandeiras históricas: a conscientização para a guarda responsável.

O pet é um membro da família. Ao adotá-lo, os guardiões assumem um compromisso que deve durar toda a vida do animal.

As pessoas que alegam não ter mais como arcar com os custos de seus animais engrossam as já infladas estatísticas de abandono. Não podemos deixar que isso aconteça: amor, compromisso e consciência são os únicos instrumentos que podem transformar essa realidade.

LEMBRE-SE: o abandono de animais é um crime previsto por lei no artigo 3º do Decreto Federal 24.645/34. Veja como denunciar: http://www.arcabrasil.org.br/crime-contra-animais.php


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*