Doe Agora

BUSCA:

 

A destruição do habitat e a caça predatória  são graves ameaças à  já reduzida população de onças pintadas no país - classificada como “espécie vulnerável” pelo Ministério do Meio Ambiente.


Ao lançar olhar para o papel do Mascote Ginga na proteção deste notável animal, a ARCA Brasi, em parceria com o COB - Comitê Olímpico do Brasil, colabora na  difusão dos valores do respeito e da preservação da mais rica biodiversidade do planeta para a atual e as futuras gerações de desportistas do país.

 

Veja abaixo projetos representativos para a conservação da onça pintada, um dos maiores símbolo de nossa fauna.

 

 

 

CLIQUE NA INSTITUIÇÃO PARA CONHECER E COLABORAR COM CADA PROJETO.

 

AMAZÔNIA

 

Instituto Mamirauá

Projeto Iauaretê
Objetivo: Entender a ecologia da onça-pintada nas Florestas de Várzea da Amazônia para subsidiar ações efetivas de conservação da espécie e melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com este grande felino

 

ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luis de Queirós
Projeto Escola da Amazônia - Conviver Gente e Onças

Objetivo: Entender e abordar as razões pelas quais as onças são mortas, incentivando o envolvimento comunitário, a educação e a comunicação para aumentar a tolerância das pessoas à presença desses felinos.


 

CAATINGA

 

Instituto Pró Carnívoros (IPC)

Projeto Programa Amigos da Onça

Objetivo: Promover a conservação da onça-pintada (Panthera onca) e da onça-parda (Puma concolor) no Bioma Caatinga, com base nos conhecimentos da ecologia e biologia destas espécies e, ainda, com a redução dos conflitos entre homens e onças.

 

ICMBio - CENAP - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros
Projeto Ecologia e Conservação da Onça Pintada na Caatinga

Objetivo: Identificar as ameaças à conservação da onça-pintada e avaliar o uso do espaço pela espécie a fim gerar subsídios para as estratégias de conservação da biodiversidade no bioma.


 

CERRADO

 

Instituto Onça Pintada

Paisagens sustentáveis do Cerrado: as onças como bioindicadores de qualidade ambiental
Objetivo: Investigar a ecologia das onças-pintadas em áreas de intensa produção agropecuária afim de se identificar as melhores modelos de paisagens sustentáveis para a conservação da espécie.

 

Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção
Projeto No Extinction – NEX

Objetivo: O objetivo do Nex é defender e preservar os felídeos da fauna brasileira em processo de extinção por meio da conservação ex situ e in situ. Fomentar as pesquisas que auxiliem no bem estar e reabilitação dos animais cativos, na formação de um banco de germoplasma e pesquisas de levantamento e monitoramento da fauna que contribuam para a detecção de áreas prioritárias para conservação, bem como, na identificação das populações de felinos no Cerrado.

 

 

PANTANAL

 

Instituto Oncafari / ICMBio - CENAP-Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros / Instituto Pró-Carnívoros

Projeto Onçafari Ecoturismo
Objetivo: Fomentar o ecoturismo no Pantanal, a partir de práticas de observação da fauna, onde se destaca a onça-pintada, desenvolvendo estratégias de uso da fauna como ativo econômico.

 

Panthera Brasil
Projeto Onça Pantaneira

Objetivo: Monitorar a população de onças-pintadas em um dos maiores e mais intactos corredores ecológicos para esse animal do planeta, disponibilizando aos proprietários rurais e demais interessados informações científicas e estratégias para a redução de problemas de predação sobre esta espécie e outros animais.

 


MATA ATLÂNTICA

 

Parque Nacional do Iguaçu - ICMBio / CENAP- ICMBio / Instituto Pró-Carnívoros / Belmond Hotel das Cataratas

Projeto Carnívoros do Iguaçu - Ecologia e Conservação da Onça-Pintada no Parque Nacional do Iguaçu
Objetivo: Avaliar o status populacional da onça-pintada na região, subsidiar a formação de uma rede de unidades de conservação que garantam a preservação da espécie e a conservação da biodiversidade na região do Alto Rio Paraná.

 

Instituto Mata Ciliar
Projeto Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS
Objetivo: prestar atendimento médico veterinário aos animais da fauna silvestre, encaminhados pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, entre outras instituições, em consequência de tráfico, queimadas, caça, desmatamento, etc.



Cadastre-se e receba informações da ARCA:

NOME:

E-MAIL:







Reprodução de conteúdos
Estimulamos a reprodução de nossos conteúdos, desde que na íntegra, com créditos para a ong, ao autor (quando houver) e link para o site da ARCA notificando para arcabrasil@arcabrasil.org.br Edições de texto devem ser previamente consultadas. Não é permitida a reprodução de fotos.