Reprodução
de conteúdos |
Questões
Frequentes |
Revista médica internacional publica estudo inédito com vegetarianos no Brasil
A
dieta vegetariana é ou não capaz de suprir todas as
necessidades nutricionais do ser humano? Os vegetarianos gozam de
melhor ou pior saúde, quando comparados a adeptos da alimentação
onívora? Ao abrir mão do consumo de derivados de animais,
uma pessoa coloca sua saúde em risco, ou pode até se
beneficiar com essa atitude?
Essas perguntas encontraram suas respostas, pelo menos parcialmente.
no artigo “Cardiovascular risk factors in vegetarians and semi-vegetarians:
vegetarians and semi-vegetarians are less exposed to cardiovascular
risk factors”, realizado pelo Instituto do Coração
da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
O estudo, que é a tese de doutorado do médico Júlio
Navarro, foi realizado em co-parceria com o nutricionista George Gumarães,
especializado em dietas vegetarianas, e com os médicos Bruno
Caramelli, Silvia Prado e Marcia Martins. Os pesquisadores analisaram
amostras de sangue de 136 voluntários selecionados na cidade
de São Paulo, e chegaram à conclusão de que a
dieta vegetariana é mais adequada para pessoas que tenham predisposição
a doenças cardiovasculares.
O trabalho já foi apresentado em Congressos internacionais
no Brasil e no exterior, inclusive no Fourth International Congress
on Vegetarian Nutrition, importante evento realizado na Califórnia.
“O estudo esmiuçou dados de indivíduos vegetarianos
e não-vegetarianos. Analisamos taxa de colesterol e pressão
arterial, realizamos eletrocardiogramas etc. Na comparação
entre vegetarianos e não vegetarianos, concluímos que
indivíduos que não se alimentam de carnes têm
taxa de colesterol bem mais baixa; além disso, nenhum apresentava
pressão alta”, informa o Dr. George Guimarães.
A conclusão do artigo, publicado em 7 páginas, é a de que vegetarianos estão menos expostos aos fatores de risco que podem agravar o desenvolvimento de doenças do coração. “Lógico que um estudo não é suficiente para modificar as medidas adotadas na saúde publica. Porém, a dieta vegetariana pode ser receitada a pacientes predispostos ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois é mais rica em fibras, e portanto, mais saudável”, afirma o nutricionista.
Para ter acesso ao conteúdo da pesquisa, acesse o site da revista http://www.ijathero.com ou o link http://www.ijathero.com/2006/june/pdf/Vegetarians-and-semi-vegetarians.pdf
| A ARCA Brasil tem o apoio da GUABI | Anuncie aqui! |