Doe Agora

BUSCA:

 

Vacinação nos gatos


A vacinação é, sem dúvida, um dos cuidados mais importante tanto para o filhote como para o gato adulto. Vacinando seu gato você estará preparando sua imunidade diante de doenças que podem ser fatais, principalmente para filhotes.

Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarreia, com peso adequado e previamente vermifugado. Se isso não for observado, o organismo pode não responder plenamente à vacinação.

O programa de vacinação do filhote deve ser iniciado com a idade aproximada de 8 semanas, por isso é imprescindível a visita do gatinho ao veterinário. Ele é o profissional responsável por elaborar o plano de vacinação personalizado para seu gato, dependendo do ambiente em que vive, dos riscos que enfrenta e das atividades de que participa.

Os filhotes de gatos devem ser revacinados a cada 3 ou 4 semanas até, pelo menos, 12 semanas de idade. Gatos com idade acima de 12 semanas de idade deverão receber uma dose de vacina e uma segunda dose 3 ou 4 semanas depois. A resposta adequada à vacinação é diretamente ligada à competência imunológica de cada animal.

As principais doenças contra as quais seu gato deve ser vacinado são: complexo respiratório (clamidiose, calicivirose, rinotraqueíte), panleucopenia e raiva. Esta última é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para o homem. Sendo assim, é obrigatório vacinar seu gato anualmente contra a raiva.

No geral, o esquema utilizado para o filhote é:

• 60 dias – Múltipla Felina (Tríplice ou Quádrupla)
• 90 dias – Múltipla Felina (Tríplice ou Quádrupla)
• 120 dias – antirrábica

Gatos adultos que nunca foram vacinados devem receber 2 doses de vacina múltipla (intervalo de 21 dias) e 1 dose de vacina anti rábica. Isso também vale para gatos de procedência desconhecida, quando não se tem conhecimento ou certeza sobre o histórico de vacinação.

Os animais só devem começar a frequentar as ruas depois de serem devidamente imunizados. Evite contato com animais que você desconheça a procedência ou que não estejam vacinados.

Lembre-se: A revacinação é anual e o médico veterinário é o único profissional habilitado para elaborar um correto programa de vacinação, bem como avaliar as condições do gato, verificando se ele está apto a receber a vacina.



Voltar


 

 

 

 

 




Cadastre-se e receba informações da ARCA:

NOME:

E-MAIL:








Reprodução de conteúdos
Estimulamos a reprodução de nossos conteúdos, desde que na íntegra, com créditos para a ong, ao autor (quando houver) e link para o site da ARCA notificando para arcabrasil@arcabrasil.org.br Edições de texto devem ser previamente consultadas. Não é permitida a reprodução de fotos.